quarta-feira, 19 de junho de 2013

Nossa Luta - Formação e qualificação profissional

O que defendemos
A defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista aponta, como consequência lógica, para a necessidade de uma formação sólida, que garanta o conhecimento teórico, as competências e habilidades técnicas e o comprometimento ético ao profissional.
No Brasil e em grande parte dos países do mundo, a formação para o exercício de profissões que requerem conhecimentos e habilidades técnicas específicas dá-se por meio dos cursos superiores de graduação. Seguindo a tradição ocidental, a FENAJ, ao preconizar uma formação sólida para os profissionais jornalistas, defendeu, no passado, e volta a defender, na atualidade, a exigência da formação de nível superior específica para os profissionais jornalistas.
A defesa da formação acadêmica para o exercício da profissão levou para a consequente e óbvia luta pela qualidade do ensino de Jornalismo. A FENAJ é a única entidade sindical que teve, até o presente momento, a ousadia de se antecipar à Academia e propor um Programa Permanente pela Qualidade do Ensino de Jornalismo.
Nas últimas duas décadas, a FENAJ também se debruçou sobre as diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo e, recentemente, participou das discussões para a elaboração das novas diretrizes curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
A FENAJ, em parceria com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), não conseguiu todos os avanços que buscava. Ainda assim, os novas diretrizes curriculares – a serem homologadas pelo ministro da Educação – merecem nosso apoio pelas conquistas alcançadas, com destaque para a oferta de cursos superiores de Jornalismo, em substituição ao curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo.
Mas é preciso ter em mente que o profissional jornalista precisa de uma sólida formação inicial e também de formação continuada. Por isso, nós que integramos a Chapa Sou Jornalista, Sou FENAJ! defendemos a permanente busca de qualificação profissional, garantindo a capacitação para o uso das tecnologias emergentes e o permanente exercício da crítica e da busca da autonomia intelectual, que são irrecusáveis para o bom jornalista.


O que propomos
Apoiar a implementação das novas diretrizes curriculares para os cursos superiores de Jornalismo
Garantir junto ao MEC a participação da categoria nas avaliações dos cursos superiores de Jornalismo
Aprimorar o trabalho conjunto com outras entidades do campo do Jornalismo, a exemplo do FNPJ e SBPJor, pela qualidade dos cursos superiores de Jornalismo

Organizar/ofertar cursos/eventos de qualificação profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu apoio à Chapa 1 - Sou Jornalista, Sou FENAJ!