sábado, 29 de junho de 2013

Nossos candidatos


Presidente: Celso Schröder (RS)
Formado em Jornalismo pela PUC-RS e especialista em Sociologia pela UFRGS, é Presidente da FENAJ, da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc) e vice-presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Cartunista e ilustrador autônomo desde 1974, é chargista desde 1986 no jornal Correio do Povo, do qual está licenciado. É professor do curso de Jornalismo da PUC-RS desde 1986. Exerceu a presidência do Sindicato dos Jornalistas do RS - do qual é diretor atualmente - por três mandatos. Foi Secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul entre 1996 e 1998 e membro titular do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (2004/2006). Em 2009, dirigiu a Superintendência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Primeira Vice-Presidente: Maria José Braga (GO)
Formada em Jornalismo e em Filosofia, com mestrado em Filosofia, pela UFG, é vice-presidente da FENAJ, membro suplente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e membro titular do GT sobre Segurança dos Jornalistas do Conselho Nacional de Direitos Humanos. É jornalista concursada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, onde já foi Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, coordenadora-geral de Comunicação Social e, atualmente, ocupa o cargo de assessora de Relações Institucionais. Atuou na Cooperativa dos Jornalistas de Goiás, no jornal O Popular, revista Outra Via e em assessoria de imprensa de diversas entidades e instituições de Goiás. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás e professora do curso de Jornalismo das Faculdades Alfa.

Segunda Vice-Presidente: Valdice Gomes (AL)
É presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e diretora da FENAJ. Coordena a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) e representa a FENAJ no Conselho de Gênero da FIJ. Exerceu funções jornalísticas no jornal Tribuna de Alagoas, revista Última Palavra e Gazeta de Alagoas. Como assessora de imprensa, prestou serviços à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, ao Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred) e, atualmente, à Secretaria Estadual de Saúde. É repórter da TV Gazeta, exercendo a função no jornalismo on-line da Gazetaweb.

Secretário-geral: José Augusto Camargo (Guto - SP)
É o atual presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e secretário-geral da FENAJ. Diagramador há 25 anos, é funcionário do Diário do Comércio. É, também, formado em Sociologia e Política. Já trabalhou no Diário Popular, Shopping News, DCI e Gazeta Mercantil, além de jornais de sindicatos e associações. Teve atuação sindical na área de saúde do trabalhador, inclusive no âmbito do Mercosul. Foi representante da CUT-SP no Conselho Estadual de Saúde-SP e coordenador da Comissão Técnica de Saúde do Trabalhador.

Primeira Secretária: Valci Zuculoto (SC)
Formada pela UFRGS, é professora da graduação e pós do curso de Jornalismo da UFSC e doutora em comunicação (PUC-RS). Atual 2ª tesoureira da FENAJ, também é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. É conselheira do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e coordenadora da Rádio Ponto UFSC, da categoria jornalismo do Expocom/Intercom, e do GT Mídia Sonora da Rede Alcar. Autora de diversas obras sobre rádio e jornalismo, já trabalhou na Zero Hora, Rádio Gaúcha, Isto É, O Globo e foi diretora da FM Cultura de Porto Alegre.

Primeira Tesoureira: Suzana Tatagiba (ES)
Formada pela UFES e especialista em Comunicação e Tecnologia da Informação pela Faculdade Cândido Mendes, preside a Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas e é diretora do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, do qual foi presidente por quatro mandatos. Trabalha como free lancer no projeto Plano de Estado ES2030. Atuou na TV Gazeta, em assessoria parlamentar, sindical e na Prefeitura de Vitória. Foi professora de Jornalismo na Universidade de Vila Velha, na Estácio de Sá e, mais recentemente, na Pós-graduação em Gestão em Assessoria de Comunicação na Faculdade Integrada (Faesa).

Segunda Tesoureira: Samira de Castro (CE)
Formada pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações, pelo Cetrede/UFC, é redatora da Editoria de Reportagem do Diário do Nordeste, onde trabalha desde 1997, já tendo exercido o cargo de repórter e subeditora de Economia, redatora de cadernos especiais. Também atua como assessora de imprensa free lancer. Em 2009, foi a primeira mulher a ser aclamada “editora” do bloco pré-carnavalesco dos jornalistas “Matou a Pau... Tá”. Secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, é presidente em exercício desde julho de 2011.

Primeiro Suplente: Wilson Reis (AM)
Formado pela Universidade Federal do Amazonas, é especialista em Gestão de Políticas Públicas e Sistema Único de Saúde pela Uninorte. É assessor de imprensa da Secretaria de Saúde de Manaus e trabalhou nos principais impressos do Amazonas, como os jornais A Crítica, Amazonas em Tempo e Jornal do Commercio. É presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas e ex-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

Segundo Suplente: Bruno Cruz (RJ)
Formado pela Universidade Federal de Pernambuco, foi, durante cinco anos, jornalista do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado do Rio (Sintrasef). É repórter da TV Brasil e diretor do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.
 Continue lendo...


Centro-Oeste: Wanderlei Pozzembom (DF)
Presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, é repórter fotográfico há 27 anos – começou a carreira no Correio do Brasil, em 1985 Trabalhou no Jornal de Brasília e atuou como free lancer para a revista Manchete e para a Folha de S. Paulo. Atualmente, é um dos coordenadores da Editoria de Fotografia do Correio Braziliense.

Sul: Valmor Fritsche (SC)
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhou no Diário Catarinense, na sucursal de Florianópolis do Jornal de Santa Catarina, em A Notícia (ANCapital) e no extinto jornal O Estado. Tem longa experiência em assessoria de imprensa, área em que atuou no atendimento direto a diversas organizações públicas e privadas e à frente da agência Nova Imprensa. Foi professor dos cursos de Jornalismo da UFSC e da Faculdade Estácio de Sá. É presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

Sudeste: Aloísio Morais (MG)
Formado pela UFMG, trabalha como editor-adjunto no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, do qual é tesoureiro atualmente. Integrou a Comissão de Ética da FENAJ que atualizou o Código de Ética dos Jornalistas. Atuou nos jornais De Fato, Movimento, O Globo, Retrato do Brasil e na revista Veja em BH, entre outras publicações. Foi editor na TV Minas e trabalhou na assessoria da Prefeitura de Belo Horizonte.

Nordeste 1: Rafael Freire (PB)
Formado em Jornalismo pela IFPB, é atual vice-presidente da FENAJ para a Região Nordeste 1 e presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB). É assessor de imprensa em entidades sindicais e repórter-fotográfico free-lancer. É, também, um dos editores do jornal socialista A Verdade.

Nordeste 2: Osnaldo Moraes (PE)
Formado pela Unicap, é repórter no Diário de Pernambuco. É diretor do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais (Apijor) e da FENAJ. Na área de assessoria de imprensa, atuou na Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco (Fundarpe e Secretaria Estadual de Saúde), Governo Federal (Metrorec) e no Sindicato dos Servidores Federais em Pernambuco. Na esfera privada, também trabalhou como redator na TV Jornal/SBT.

Norte 1: José Gilvan da Costa (RR)
Formado pela Universidade Federal de Roraima, é assessor de comunicação do Sesc em Roraima e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima, além de editor do site roraimaemfoco.com. Tem passagens pelo jornalismo impresso (Correio de Roraima) e rádio (Equatorial FM). É presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Roraima de 2006 a 2012 e vice-presidente Norte 1 da FENAJ, da qual é diretor.

Junior Veras (TO)
Formado em Jornalismo pela Universidade de Uberaba, tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV. Com passagem por vários veículos de comunicação impressos e eletrônicos, acompanhou passo a passo a criação do Estado do Tocantins e da capital Palmas. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins por duas vezes e atualmente é assessor de Comunicação do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins.

Departamentos


Carmen Pereira (RJ)
Atuou em veículos do Rio de Janeiro (TV Globo, O Globo, Última Hora, Editoras Bloch e Abril) e em assessorias de comunicação. Foi assessora do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e do Conselho Estadual de Cultura. Atualmente está na Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Rio. Fundadora do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, é professora de Jornalismo em instituições de ensino. Compõe a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e é diretora da FENAJ.

Rafael Mesquita (CE)
Formadoo em Jornalismo pela Faculdade Integrada do Ceará e especialista em Assessoria de Comunicação pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, foi assessor de impressa na Trampolim Comunicação, no Instituto de Juventude Contemporânea e atuou em projetos do Canal Futura. Foi Assessor de Impressa da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará da Câmara Municipal de Fortaleza. É pesquisador na área de Comunicação e Política, Raça e Etnia e Juventude. Hoje é Assessor de Comunicação na Prefeitura de Fortaleza. É diretor do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e coordena o Comitê pela Democratização da Comunicação do Ceará.

Rogério Wagner Melo Mendes
Formado pela Fafi-BH, com especialização em Marketing e mestrado em Educação, é editor-adjunto de Política do jornal Hoje em Dia, onde também atuou como repórter nas editorias de Política, Economia, Cidades e Esportes. É diretor do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Atuou em assessorias de imprensa de empresas privadas e estatais e foi editor de Política, redator e repórter do jornal O Tempo.

Relações Institucionais

José Carlos Torves (RS)
É diretor do Sindicato dos Jornalistas-RS, da FENAJ, e funcionário licenciado da Fundação Piratini.  Ex-presidente (2001-2007) do SJRS, dinamizou a participação do Sindicato junto à CUT e aos movimentos sociais no Rio Grande do Sul. Militante da democratização das comunicações, é mestre em Comunicação pela PUC-RS e autor do livro Televisão Pública.

Márcia Quintanilha (SP)
Formada pela PUC-Campinas, coordena campanhas políticas e desde 1995 faz assessoria de comunicação para vereador na Câmara Municipal de Campinas. É diretora do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e da FENAJ. Trabalhou como repórter e redatora nas Rádios Andorinha FM, Antena 1 e Rádio Central AM de Campinas e na Nova FM de São Paulo. Atuou também na agência Matéria Prima Propaganda, de São Paulo, na Laboratório de Ideias e em assessoria de imprensa para o DCE da PUC-Campinas.

Luiz Spada (GO)
Formado pela Universidade Federal de Goiás, é editor assistente do caderno de Cultura do jornal O Popular, de Goiânia. É vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás (do qual já foi presidente) e diretor da FENAJ.  Foi correspondente do jornal O Globo, pelo qual foi um dos ganhadores do Prêmio Esso de Reportagem de 1988 na cobertura do acidente com o césio 137, ocorrido em Goiânia. Também já foi colaborador da revista Nova Escola e assessor de imprensa do Ministério Público de Goiás.


Déborah Lima (CE)
Formada pela Universidade Federal do Ceará, é repórter da Editoria de Política do jornal O Povo há 15 anos. Tem pós-graduação em Assessoria de Comunicação pela Faculdade Integrada do Ceará, na qual lecionou a disciplina de Assessoria Sindical no Curso de Especialização em Assessoria de Comunicação. É 1ª tesoureira da FENAJ pelo segundo mandato e diretora de Administração e Finanças do Sindicato dos Jornalistas no Ceará, da qual foi presidente por duas gestões. É diretora de Comunicação Social da Associação Cearense de Imprensa, tendo sido eleita a mais jovem integrante do conselho superior da entidade, e ex-diretora da Central Única dos Trabalhadores.

Edvaldo de Almeida (SP)
É de São José dos Campos (SP), jornalista diagramador desde 1996. Já atuou em agências de publicidade e assessorias de imprensa e hoje trabalha na assessoria do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de São José e Região. É o atual secretário do interior do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Bruno Oliveira Diniz Couto (MG)
Formado em Jornalismo pela PUC Minas, é colaborador do Jornal Hoje em Dia, bacharel em Direito e diretor do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Atuou como assessor de comunicação da Regional Oeste da Prefeitura de Belo Horizonte, trabalhou na Editoria de Artes do jornal Diário da Tarde e foi free lancer do jornal Conexões Gerais, Revista do Cruzeiro Esporte Clube e Revista Encontro.


Marjorie Moura (BA)
Formada pela Universidade Federal da Bahia, possui especialização em Gestão de Informação em Multimeios pela FTC. É presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia e vice Nordeste 2 da FENAJ. É repórter no Jornal A Tarde. Já atuou na Rádio Aratu, jornais Correio da Bahia e Bahia Hoje.

Maigue Gueths (PR)
Formada pela PUC-PR, trabalha há 13 anos na sucursal Curitiba do jornal Folha de Londrina. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, onde hoje é diretora de Finanças. Durante vários anos, dedicou-se à assessoria de imprensa na área sindical, tendo trabalhado na CUT-PR e Sindicato dos Bancários de Curitiba, além de veículos de comunicação.

Graça Prado (PE)
Formada pela Unicap, é repórter do Diário de Pernambuco e da Prefeitura de Recife. Diretora do Sinjope, trabalhou nos jornais da Semana, da Cidade e do Commercio; nas Rádios Clube, Tamandaré e Jornal, nas assessorias do INSS, do Projeto Rondon, da Funai e do Projeto Mauá/DNER. Atuou, também, nas Secretarias de Educação e de Imprensa do Recife, no Comitê Pernambuco/Geórgia (EUA - Intercâmbio Cultural) e na Câmara dos Vereadores do Recife. É autora de três livros, entre eles "Nas Linhas do Gramado".


Luis Carlos Luciano (MS)
É tesoureiro do Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados, do qual já foi presidente por dois mandatos, e vice-presidente Centro-Oeste da FENAJ. Jornalista no serviço público, lotado na Prefeitura de Dourados, foi presidente do Clube de Imprensa de Dourados (CID).

Douglas Dantas (ES)
Formado pela Universidade Vila Velha, é especialista em Ensino Superior pela Cândido Mendes (Ucam-RJ), assessora o Sindicato dos Servidores Públicos do ES (Sindipúblicos) e é analista de Redes Sociais. É diretor do Sindicato dos Jornalistas no Espírito Santo e da FENAJ.

Jane Vasconcelos (AC)
Formada pela Universidade Federal do Acre, poetisa e ativista social, é presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas do Acre e Vice Norte 1 da FENAJ. Trabalha na Assessoria de Comunicação do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre.


Suzana Blass (RJ)
Formada pela PUC Rio e mestre em Ciência da Informação pela UFRJ, trabalhou no departamento de pesquisa do Jornal do Brasil e na Rádio Jornal do Brasil. Hoje, chefia a Pesquisa do jornal O Dia. É presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e 2ª vice-presidente da FENAJ.

José Maria Nunes (RS)
Formado pela Unisinos, é presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e vice-presidente Sul da FENAJ. Iniciou sua carreira no Jornal JS, em Sapiranga, e, na sequência, se transferiu para o jornal Zero Hora, para atuar como correspondente em Pelotas, onde passou por diversas editorias, o mesmo ocorrendo em Vacaria, quando foi correspondente do Jornal Pioneiro. Em 1996, se transferiu para o Jornal VS, onde trabalha até hoje.

Paulo Zocchi (SP)
Trabalha na redação do Almanaque Abril, em São Paulo, é diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo há duas gestões. Ativo na vida sindical há mais de duas décadas, representou o Sindicato em vários Congressos da CUT. Formado na USP, iniciou sua carreira em 1983 no jornal O Trabalho, com o qual colabora até hoje. Trabalhou por 16 anos na Folha de S. Paulo e por 2 anos na TV Bandeirantes. É autor de um livro-reportagem sobre o rio Paranapanema (2002).


Land Seixas (PB)
Diagramador, trabalhou nos principais jornais da Paraíba antes de se dedicar integralmente à presidência do Sindjor-PB por várias gestões, sendo hoje seu secretário-geral. Também já foi diretor da FENAJ.

Robinson Estrásulas (RS)
Repórter fotográfico, trabalhou no Jornal VS em São Leopoldo (RS), onde foi delegado sindical. É funcionário do jornal Zero Hora desde 2000, atualmente licenciado para o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, onde é diretor. Está cursando Jornalismo na Unisinos.

Lailson de Holanda Cavalcanti (PE)
É fundador da Associação dos Cartunistas do Brasil e da Associação dos Cartunistas de Pernambuco. Foi desenhista e diretor de arte em agências de publicidade pernambucanas, tornando-se depois ilustrador free lancer. Atuou no Jornal da Cidade, no Jornal da Semana e Diário de Pernambuco. Um dos mais premiados chargistas do País, publicou em diversos jornais e revistas.


Priscilla Lima do Amaral (PA)
Formada pela Universidade Federal de Goiás e em Direção de Documentários na Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba, é repórter na TV Record Belém, dirige documentários da agência de propaganda e marketing Golgan e é diretora do Sindicato dos Jornalistas do Pará. Trabalhou em diversos veículos impressos, de rádio e TV, na assessoria de comunicação da Prefeitura de Belém e foi correspondente internacional free lancer.

Regina Maria Ferreira de Oliveira (BA)
Integrante da Assessoria Geral de Comunicação do Estado da Bahia (Agecom), é diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia pelo segundo mandato

Luiz Carlos Oliveira (PI)
Formado pela Universidade Estadual do Piauí e especialista em Jornalismo Ambiental pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino do Piauí, é colunista e editor de municípios do jornal O DIA e diretor do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, do qual já foi presidente.


Volney de Oliveira (AP)
Formado em Jornalismo, iniciou a militância no Sindicato dos Radialistas de Santarém (PA). Atuou em várias empresas de comunicação de rádio, jornal e televisão no Pará e no Amapá. É funcionário da Rede Amazônica de Rádio e Televisão (TV Amapá), diretor do Sindicato dos Jornalistas do Amapá e vice-presidente Norte 2 da FENAJ.

Flávio Peixoto (AL)
Um dos editores do jornal Tribuna Independente e assessor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas, é vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e diretor da FENAJ.

Lúcia Figueiredo - Lucinha (PB)
É formada em Jornalismo e Serviço Social pela UFPB. É assessora de imprensa sindical e diretora do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e da FENAJ. Trabalhou  no Jornal O Norte e Rádio Tabajara da Paraíba.


Beth Costa (RJ)
Especialista em noticiário internacional, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. Trabalhou nas principais redes de TV do Brasil. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, coordenou o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, a Associação das Rádios Comunitárias do Rio de Janeiro e a TV Comunitária na TV a Cabo do Rio de Janeiro. É secretária executiva da Federação Internacional dos Jornalistas e diretora da FENAJ, da qual foi presidente de 1998 a 2004.

Sérgio Murillo de Andrade (SC)
Formado pela UFSC, atua como repórter e editor da Agência Quorum e assessor de vereador do PSOL em Florianópolis. Foi presidente, por dois mandatos, da FENAJ e do Sindicato dos Jornalistas de SC, entidades das quais é diretor. Trabalhou no Diário Catarinense, Gazeta Mercantil e Diário do Sul e atuou como free-lancer de diversas publicações nacionais. Coordenou a comunicação de campanhas eleitorais em Santa Catarina. Foi assessor de imprensa no serviço público e empresarial e professor de jornalismo.

Romário Schettino (DF)
Formado pela UnB, é presidente do Conselho de Cultura do DF e colaborador da revista Plano Brasília, na coluna Brasília e Coisa e Tal. Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, foi secretário-Adjunto de Cultura do DF, atuou na Rádio Cultura FM, no Correio Braziliense e Jornal de Brasília.

Mário Messagi Júnior (PR)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos, é professor da Universidade Federal do Paraná desde 1997, onde ministra a cadeira Ética Jornalística. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e presidente da Comissão de Ética dos Jornalistas do Paraná.

Um comentário:

  1. Vitória da Chapa 1 no Debate em Curitiba. Celso Schroder mostrou as propostas da FENAJ para os jornalistas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu apoio à Chapa 1 - Sou Jornalista, Sou FENAJ!